quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Passos para o Ateísmo. 1 - A crença.

(Este artigos refere-se mais diretamente à religiões cristãs).

Algumas pessoas crêem porque cresceram com a ideia de crença, acreditando que existe algo maior, algo superior e que manda em tudo que nos acontece. Não é preciso exemplificar para entender isso e é fácil perceber o quão isso é forte. Para entender melhor, vamos comparar com a seguinte situação.

- Um garoto de 16 anos, vive bem com os pais, vai bem na escola e prática esportes regularmente, porém, ao chegar em casa mais cedo por acaso, escuta uma conversa entre os pais e descobre que na verdade é filho adotivo.

Para o garoto será um choque descobrir que não é filho biológico de seus pais, a princípio parece mais um grande engano, uma ilusão, é difícil, extremamente difícil de aceitar aquilo, afinal, foram 16 anos ouvindo e sendo tratado como filho biológico deles (claro que ser filho biológico ou não, não muda o fato dele ser tratado como FILHO do casal, mas não vamos olhar por esse lado). Passar a vida ouvindo uma mentira a torna, de certa forma, uma verdade, de modo que depois de superar essa descoberta, provavelmente esse jovem voltará a ter uma vida normal com seus pais, sendo "filho" deles como sempre foi. Podemos comparar isso facilmente com a "crença em algo superior".
Passamos a vida ouvindo de todos os lados que existe algo superior, que algo governa as leis do universo, que alguém lá em cima escreve certo por linhas tortas. Passamos os dias vendo pessoas que fazem loucuras por acreditarem louvar essa divindade.
Comparando com o caso do filho adotivo, vemos o quão difícil seria aceitar que isso não passa de uma mentira bem contada. O primeiro passo seria negar e fingir que tudo não passa de um engano e é aí que a maioria das pessoas pára.
Aceitar que convivemos com a mentira nas mais banais frases é algo difícil demais para superarmos em alguns minutos, as pessoas que passam a enxergar tal "verdade" por outros olhos, passam dias e dias para aceitar, em outras palavras, não se vira ateu de um dia para o outro.
Primeiro de tudo, devemos analisar um pouco dessa mentira, então, vamos aos fatos:

-Religiões em geral são excelentes ferramentas de controle de massas: em outras palavras, as pessoas se sentem amedrontadas com ideias como "danação", "inferno", "demônios", termos que as religiões abusam para controlar seus fiéis. Usar um "ser majestoso e acima de tudo" como um punidor para aqueles que não seguem as regras de tal religião é a maneira mais inteligente de fazer seus fiéis, de fato, fiéis.

-Religiões em geral lidam com fé e ignorância: fé é um termo para uma crença sem provas, é algo como acreditar que o céu é azul sem nunca tê-lo visto. Religiões lidam com a fé de modo que as pessoas as seguem mesmo sem provas de que estão certas e é aí que a ignorância entra. Pessoas mais ignorantes tendem a seguir ideias sem questioná-las, são, para os religiosos, pessoas fervorosas, mas na verdade, são ignorantes que nunca se perguntaram o porque disso e daquilo. Claro, não estamos falando que fé significa ignorância, estamos mostrando como a ignorância pode levar à fé.

-Religiões em geral são construídas sobre pilastras de hipocrisia: mesmo com toda a fé e ignorância, mesmo sabendo que se forem contra as regras da religião serão punidos por um ser "infinitamente poderoso", as pessoas ainda "quebram regras", "pecam" e até ignoram suas "fés". São hipócritas que na grande maioria dos casos pregam o amor e a paz, mas que viram a esquina para brigar por uma batida de carro e traem suas esposas com vagabundas de quinta categoria.

A crença nasce de religiões assim e algo vindo desse ninho de víboras deve ser, no mínimo, duvidável. Acreditar que existe algo tal como religiões hipócritas ou ferramentas controladoras de acéfalos dizem é algo, no mínimo, de se estranhar.
Algumas pessoas afirmam que o problema das religiões é o fato delas serem feitas por homens, e homens são imperfeitos, diferentes de "Deus", por exemplo, que é perfeito e é aí que entra o próximo passo para o ateísmo, a "auto valorização".

Obrigado pela atenção, a Troosphera agradece (mesmo sendo tr00).

2 comentários:

Dayane Pereira disse...

Particuloarmente odeio tudo que é manipulador, e que constituem pensamentos de massa. Não me considero de nenhuma religião, embora algo dentro de mim, me diz que há algo mais do que a simples humanidade e a matéria. Talvez pela crença mesmo, como vc relatou. Mas é nato, essencial, quase como um sentido. E mesmo que eu não queira crer, na hora do desespero, a primeira coisa que vem a cabeça: Oh Meu Deus!!!
rsrs

iMarty Turbo disse...

cada um com seu crença, nao concordo nada do q ta escrito



www.imarty.tk